Sem propostas, secretários alegam dificuldades financeiras e pedem para Fórum ter “paciência”; SINAI insiste e pré-agenda diálogo


Sem qualquer proposta para apresentar ao Fórum dos Servidores, os secretários Pedro Lopes (Administração) e Carlos Eduardo Xavier (Tributação) alegaram que o Estado está passando por dificuldades fiscais e de arrecadação que o impedem de negociar com as categorias.

As alegações foram apresentadas em audiência nessa terça-feira (05), na Escola de Governo. Para piorar, os gestores pediram para o Fórum ter “paciência” até novembro, pois cogitam iniciar uma ampla negociação se as receitas do Estado apresentarem melhora.

Indignados com os velhos argumentos, Zilta Nunes (Coordenadora Geral do SINAI-RN) e Santino Arruda (Coordenador Geral Substituto do SINAI-RN) afirmaram que desde março, mês da entrega da pauta da Campanha Salarial 2023, o Sindicato e as categorias aguardam a abertura das mesas de negociação. “Tínhamos a expectativa de sair dessa audiência com alguns encaminhamentos que seriam apresentados aos trabalhadores. Porém, estamos saindo decepcionados, frustrados. Não há nada de concreto”, afirmou Santino após o término da audiência.

E mesmo os secretários apresentando desculpas, o SINAI-RN insistiu e conseguiu pré-agendar um diálogo individual com o Governo para a próxima segunda-feira, 11 de setembro. Na ocasião, a entidade espera conversar acerca da reposição salarial, do concurso público e dos Planos de Cargos, Carreira e Remuneração, entre outros pontos.

A Direção Executiva Colegiada Estadual Ampliada do SINAI-RN vai se reunir no dia 12 de setembro (terça-feira) para encaminhar a luta na sua base. Ciente do tamanho do desafio, o Sindicato vai chamar as categorias para dialogar: “Os trabalhadores têm o direito de se posicionar e pressionar. É inacreditável a posição do Governo para com o funcionalismo”, afirmou Santino Arruda.