Em dia de Luta do Fórum dos Servidores, SINAI protesta contra política salarial do Governo


O SINAI-RN participou das atividades do Dia de Luta do Fórum dos Servidores. Realizado em 09 de abril, foi marcado por um Ato Político Cultural Unificado em frente à Governadoria, no Centro Administrativo. Na ocasião, os trabalhadores da base do Sindicato e de outras entidades representativas de servidores protestaram contra a política salarial de reajuste zero apresentada pelo Governo em 2024.

Em resposta à mobilização, um grupo de sindicalistas foi recebido pelo Secretário Extraordinário de Governo e Relações Institucionais, Adriano Gadelha. “A reunião não trouxe nada de novo. Infelizmente, não avançou. Registramos nossa indignação em função da política salarial proposta pelo Governo, ainda mais quando esse mesmo Governo trata o funcionalismo de maneira diferenciada e concede reajuste a determinadas categorias enquanto deixa outras sem reposição”, esclarece Santino Arruda, coordenador geral substituto do SINAI, que completa: “Precisamos de atitudes concretas. O SINAI reivindica reajuste em 2024 e que a recomposição considere as perdas salariais a partir de 2022. Formalizamos essa posição ao Governo e esperamos que possa avançar em algum aspecto”.

GABINETE CIVIL

Durante o Ato Unificado, os servidores vinculados ao Gabinete Civil, que integram a base do SINAI, usaram roupas pretas em sinal de protesto e reivindicaram uma audiência com a governadora; audiência que não aconteceu. A categoria cobra melhores condições de trabalho, valorização profissional e reajuste.

FUNDASE

Também na manhã de 09 de abril, antes da comissão do Fórum de Servidores ser recebida pelo secretário Extraordinário de Governo, aconteceu uma audiência com a participação de dirigentes do SINAI, do secretário, Adriano Gadelho, do presidente da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Norte (Fundase), Herculano Campos, e de representantes dos trabalhadores. Em pauta: demandas administrativas dos servidores da Fundase, como a implantação do adicional de periculosidade e de outros direitos devidos, conforme prazos estabelecidos no Plano de Cargos, Carreira e Remuneração da categoria; equiparação salarial entre os agentes com nível superior; jornada de seis horas unificada; atenção à saúde mental do servidor, entre outros temas. A audiência não foi concluída e terá continuidade na quinta-feira, dia 11 de abril.