SINAI-RN pede esclarecimentos à diretoria da FUNDASE sobre condições de trabalho


A direção do SINAI-RN procurou a diretoria da FUNDASE para tratar de pagamento e de condições de trabalho dos servidores da Fundação. Confira a seguir um resumo do que foi levantado pelo Sindicato:

1. Sobre a matrícula e o pagamento de salários para os novos servidores, a direção da FUNDASE informou que os pagamentos deverão ser feitos a partir da folha de agosto.

2. Com relação às condições de trabalho, existe uma licitação com vistas à recuperação de prédios e alojamentos. Questionada sobre a situação de camas e colchões para descanso dos servidores, a diretoria do órgão informou que tentará atender a essa demanda.

3. No tocante à existência de alojamentos mistos em unidades da FUNDASE, a direção afirma que vai se empenhar para acabar com essa situação, mantendo alojamentos separados para homens e mulheres.

4. Acerca dos procedimentos operacionais e instrumentos de segurança, a Fundação informou que será feita uma formação para os novos agentes em outubro e que os instrumentos estão sendo providenciados.

5. Sobre a carga horária e no tocante aos novos servidores, salvo o que está previsto em Lei, não é possível modificar o que estava previsto no edital. Ainda sobre esse tema, o SINAI ressaltou junto a diretoria da FUNDASE que os antigos servidores, mesmo trabalhando nas unidades e portanto, fora da sede, têm jornada de 6 (seis) horas por dia. Para esses casos, a direção técnica da Fundação orientou que os profissionais adotem o regime de escala.

6. Ademais, com relação a gratificação reivindicada pelos novos servidores, como a gratificação de risco de vida ou de insalubridade, o Sindicato seguirá buscando essa garantia de forma administrativa e até mesmo por via judicial.

O SINAI esclarece a categoria que está buscando formas de atender às demandas dos trabalhadores e que o primeiro passo nesse sentido já foi dado, com o estabelecimento do diálogo e negociações com a diretoria da FUNDASE. “O Sindicato segue atento a situação dos trabalhadores da Fundação e vai cobrar o atendimento da pauta da categoria e a melhoria das condições do trabalho. Entendemos que o Governo deve oferecer um ambiente de trabalho apropriado aos servidores”, afirma Zilta Nunes, coordenadora geral do SINAI.

“O SINAI visitará todas as casas da Fundação neste mês de Agosto e levantará as demandas da categoria, como já foi feito em Mossoró, pela coordenação regional, e em Natal, no CASEMI, no bairro de Nazaré. Não vamos deixar nenhuma demanda sem o devido atendimento. O Sindicato abraça os novos servidores e reforça a importância de todos para a renovação da FUNDASE e para a reinserção dos jovens na sociedade”, finaliza Santino Arruda, coordenador geral substituto do SINAI.