Em reunião virtual, trabalhadores/as do DETRAN/RN apontam riscos de contaminação após reabertura parcial do Departamento e pedem providências


Imagem da Web/Arquivo

Os trabalhadores do DETRAN/RN estão preocupados com a reabertura parcial do Departamento na última segunda-feira (17), apesar da pandemia da Covid-19. Sem vacinas, remédios eficazes e testes rápidos, podem se contaminar em massa, apontam. As preocupações foram apresentadas em assembleia virtual com a direção do SINAI-RN e ASTRAN, nessa terça (18).

De acordo com relatos, no primeiro dia de trabalho presencial pessoas foram vistas entrando nos prédios sem apresentar a guia de agendamento de serviço e os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) ainda não tinha chegado: “A preocupação é com o risco de se contaminar no trabalho e promover a disseminação do vírus. A pandemia está aí”, explica o coordenador geral substituto do SINAI-RN, Felipe Assunção. Até o momento, o novo Coronavírus já matou mais de 110 mil pessoas no Brasil, 2 mil no Rio Grande do Norte.

Por tudo isso, a categoria cobra do Governo o cumprimento rigoroso do protocolo estabelecido pelo próprio Estado, exige fazer exame da Covid-19 e pede a diminuição no número de vistorias de cada vistoriador, ampliando seu tempo.

Na ocasião, os trabalhadores pediram ao SINAI informações acerca dos ofícios enviados ao diretor geral do DETRAN, Jonielson de Oliveira, e chefe da casa civil, Raimundo Alves. Nos documentos, a entidade solicitou audiência conjunta, visando tratar  da regulamentação do plano de saúde, travada há anos, e pedir o adiamento da reabertura do Departamento. No entanto, até o fechamento desta matéria o Sindicato não obteve respostas.

(Veja AQUI o ofício enviado ao Diretor do DETRAN)

(Veja AQUI o ofício enviado ao Secretário do Gabinete Civil)

Além de pautar a pandemia durante a assembleia por videoconferência, os profissionais solicitaram a instalação de tendas nas sedes de Alexandria e Patu, que sequer receberam o material, assim como Mossoró, que recebeu em número insuficiente. Ainda exigiram celeridade na compra dos equipamentos necessários para a concretização da vistoria eletrônica.

Reabertura

Em 17 de agosto o DETRAN/RN foi parcialmente reaberto. Estão funcionando a sede Central e o prédio localizado no Natal Shopping, na capital, e a sede de Mossoró. Os atendimentos precisam ser agendados pelo site www.detran.rn.gov.br e a guia (papel) apresentada na entrada no Departamento. Funcionam, até o momento, os serviços de liberação de veículos apreendidos e os testes, teóricos e práticos, para a retirada ou mudança na CNH. Todos, usuários e funcionários, devem usar máscara.