Em Mossoró, dirigentes do SINAI-RN e trabalhadores/as do DETRAN entregam ofício à Governadora; documento reivindica audiência, reestruturação do PCCR e concurso


Dirigentes do SINAI-RN e trabalhadores do DETRAN dialogam com a deputada Natália Bonavides; entrega do ofício aconteceu em seguida

Dirigentes do SINAI-RN e trabalhadores do DETRAN-RN entregaram um ofício à governadora Fátima Bezerra na manhã desta terça-feira (28). A entrega aconteceu durante ato público organizado pelo Sindicato em Mossoró, cidade que até 30 de setembro será sede do Governo. Por essa razão a categoria se dirigiu ao município na caravana organizada pela entidade.

O documento cobra da Chefe do Executivo a atualização salarial dos trabalhadores a partir da reestruturação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR). Desta forma, o texto do ofício afirma que “apesar de todo o trabalho desenvolvido pelos trabalhadores do DETRAN em prol do trânsito e da sociedade, não recebemos o devido reconhecimento e valorização”. Mesmo embora o Departamento seja um dos órgãos que mais arrecada. A prova disso é que neste ano se estima atingir os 216 milhões de reais até dezembro. Por ora, já arrecadou mais de R$ 158 milhões. No entanto, o documento expõe que a folha anual dos profissionais da Autarquia representa apenas cerca de 25% do valor arrecadado.

Uma outra demanda reclamada é a realização de concurso público para repor o quadro funcional, defasado há anos, prejudicando inclusive a folha de pagamento dos aposentados. Por fim, o ofício reivindica uma audiência com a Governadora para tratar das questões apresentadas. Leia o ofício AQUI.

Alexandre Guedes, que é diretor de comunicação do SINAI-RN e trabalhador do Departamento, afirma que o documento mostra a realidade do DETRAN a partir de números concretos: “Entregamos um documento que mostra que o DETRAN é muito mais que um órgão que lucra e arrecada. É um órgão que tem a responsabilidade de trabalhar o trânsito no Estado do RN. E trânsito significa vida, segurança e também a proteção dos bens materiais dos norte rio-grandenses”, afirmou.

O sindicalista aponta que a Governadora conhece o DETRAN a partir da ótica dos seus secretários: “Ela precisa conversar conosco, que somos trabalhadores do DETRAN, para entender o que enfrentamos diariamente e saber o porquê entramos em greve.”

Greve e proposta

Em greve há quase um mês, os profissionais do DETRAN cobram a atualização do PCCR, um concurso público, bem como o pagamento de direitos acumulados. Porém, até agora a proposta apresentada pelo Estado não contempla os anseios da categoria: “A proposta do Governo é muito aquém da realidade do DETRAN, do Estado do RN, dos servidores e da sociedade, que precisa de um serviço de qualidade por parte do Departamento Estadual de Trânsito,” explica Alexandre Guedes.

Em contrapartida, a última Assembleia da categoria aprovou uma contraposta que prevê o pagamento dos valores da tabela do PCCR em duas parcelas, sendo a primeira em janeiro de 2022 – quando os efeitos financeiros do PCCR serão incorporados – e a segunda em dezembro do mesmo ano.

Piquetes e audiência com SEAD

Os piquetes de greve vão continuar nesta quarta-feira (29). Em Natal, em frente à Governadoria, acontece mais um ato público a partir das 8h. As sedes do Departamento espalhadas pelo interior do Estado também vão se mobilizar, no mesmo horário.

Ainda na capital, às 10h30, o SINAI vai se reunir com a secretária de administração Virgínia Ferreira. A expectativa é que o Governo dê respostas ao que foi proposto pela base.