Em Assembleia, trabalhadores do DETRAN avaliam acordo de greve firmado com o Governo


Na quarta-feira (23) os trabalhadores do DETRAN se reuniram e avaliaram conjuntamente os pontos positivos e negativos do acordo de greve firmado entre o SINAI-RN e o Governo, sob a autorização da categoria. A avaliação foi feita durante assembleia, a primeira após a greve que durou 32 dias.

De acordo com o diretor de comunicação do SINAI-RN, Alexandre Guedes, os profissionais avaliam que o movimento grevista conquistou reivindicações importantes, como a promessa de realização de concurso público em 2020; a fixação de data base para o mês de março; e a reforma da estrutura física do Departamento. Outro ponto que agrada a todos é a possibilidade de que finalmente processos pendentes sejam encaminhados e finalizados. “Houve um certo avanço”, afirma o sindicalista.

Por outro lado, Alexandre explica que os trabalhadores lamentam que o governo não tenha revogado o decreto que retira a autonomia financeira da autarquia, bem como não apresentou um calendário para quitar as três folhas atrasadas dos aposentados e pensionistas. Outra questão levantada foi o não atendimento à reposição salarial reivindicada.

Segundo o sindicalista, a categoria se prontificou a ficar vigilante junto ao SINAI para cobrar do Executivo o cumprimento das promessas firmadas em documento com a entidade ao final da greve. “Vamos, de forma unificada, acompanhar os desdobramentos”.