Durante as audiências de conciliação realizadas pelo Tribunal Regional do Trabalho no último dia 1º, a Datanorte firmou um Termo de Compromisso para repasse de R$1 milhão aos seus servidores. Foram feitos 28 acordos, beneficiando apenas 21 servidores, para pagamento no dia 15 de dezembro. Desses, apenas oito são oriundos da base do Sinai.
As condições que foram utilizadas para a conciliação, no entanto, não foram consideradas pelo Sindicato como as mais justas. O valor que será repassado, por exemplo, não corresponde sequer a 2% da dívida total da Companhia com os trabalhadores. Sem contar que cada servidor receberá apenas 60% do valor a que tem direito.
Outra crítica que o Sinai faz ao TRT/RN e a direção da Datanorte é que referente a esse Termo de Compromisso o Sindicato não foi chamado para participar da definição dos critérios, sem contar que não houve tempo hábil para o Sinai avisar aos servidores, resultando assim no pagamento de processos mais recentes em detrimento de outros mais antigos. Nesse contexto, alguns trabalhadores acabaram sendo preteridos em detrimento de outros, devido ao fato de os critérios adotados para a ordem de pagamento não terem sido os mesmos adotados nos dois últimos Termos. Nestes, as regras que definiram as prioridades de pagamento foram a idade e pessoas portadoras de doenças graves, devidamente comprovadas.
A dívida total da Datanorte com indenizações trabalhistas supera R$70 milhões e parte dela deverá ser paga com o leilão dos bens da Companhia.