Trabalhadores/as do DEI deliberam manter luta pela volta de todas as gratificações e não descartam greve


Os trabalhadores do Departamento Estadual de Imprensa (DEI) decidiram manter a luta pela volta do pagamento de todas as gratificações. A deliberação foi tirada em assembleia nesta terça-feira (01). Na ocasião, a categoria decidiu criar um abaixo-assinado para ser entregue, na próxima sexta (04 de dezembro), à direção do DEI, Gabinete Civil e Comitê Gestor.

Embora o Executivo Estadual prometa voltar a pagar 12 gratificações, os trabalhadores cobram o pagamento de todas, para todos os 33 atuais servidores. Pagas há mais de uma década, representavam um reforço de até R$ 600 reais no orçamento de profissionais que ganham pouco mais de um salário mínimo.

Assembleia

Uma nova assembleia dos trabalhadores do DEI foi agendada para 10 de dezembro. Lá, os profissionais do Departamento analisarão um indicativo de greve, apontando que uma parada por tempo indeterminado não está descartada.

Paralisação

Na última quinta (26/11) os servidores do DEI cruzaram os braços por 24 horas. O dia foi marcado por um ato na frente da sede do Departamento. A parada foi uma resposta da categoria ao Governo, que há 10 meses cortou o pagamento de gratificações.

O corte foi recomendado ao Executivo Estadual pelo Ministério Público de Contas sob a alegação do respeito à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Porém, essa versão é questionada pelos trabalhadores e o Sindicato.