Trabalhadores do DETRAN/RN cruzam os braços por 24 horas para denunciar descaso no cumprimento de medidas contra a Covid-19 e não pagamento de direitos


Os trabalhadores do DETRAN/RN cruzaram os braços por 24 horas para denunciar à população o descaso do Governo quanto ao cumprimento das medidas contra a Covid-19 e o não pagamento de direitos da categoria. A parada em defesa da vida, da saúde e dos direitos aconteceu ao longo da quarta-feira (13) em todas as unidades do Departamento no Rio Grande do Norte.

Na sede central, em Natal, a adesão foi considerável. Vários setores paralisaram completamente suas atividades, entre eles o de vistoria. Na porta do prédio, em número limitado, usando álcool em gel, máscara e mantendo um distanciamento, dirigentes do SINAI-RN e membros da OLT conversaram com as pessoas explicando os motivos da parada.

Apontaram que o protocolo de biossegurança da Autarquia, produzido pelo próprio Governo, não está sendo obedecido, pondo em risco quem trabalha no DETRAN ou utiliza seus serviços. Aglomerações e pessoas sem máscara são encontradas todos os dias, denunciam. O Departamento é um local que recebe um público rotativo. Ou seja, diariamente usuários distintos transitam nas dependências.

Também afirmaram que o Executivo vem deixando de pagar vários direitos. A lista engloba a implementação de promoções, insalubridade e quinquênios. A falta de condições de trabalho é outro problema, uma vez que faltam materiais para a realização de vistorias, material de limpeza, batas e até mesmo iluminação adequada para a vistoria de veículos.

Assim, a categoria exige do Governo o cumprimento rigoroso das medidas contra o novo Coronavírus, a implementação de direitos represados e melhorias para trabalhar. A paralisação foi de advertência. Porém, os trabalhadores não descartam chamar uma greve caso a situação continue a mesma sem providências por parte do Executivo.