Os trabalhadores do DETRAN-RN, reunidos em Assembleia nesta sexta-feira (01), decidiram suspender a greve da categoria, iniciada em 28 de julho. A suspensão ocorreu após os profissionais identificarem avanços nas negociações com o Governo do Estado, retomadas em audiência com o SINAI-RN na quinta-feira (31).
Esses avanços, apontam os dirigentes do Sindicato, não significam que a gestão Fátima Bezerra atendeu à principal reivindicação do movimento grevista. Contudo, os servidores do DETRAN acreditam que a reabertura das negociações sobre a majoração do auxílio alimentação, suspensas desde 2024, é um sinal positivo.
Agora, como de praxe, a categoria vai retomar as atividades na segunda-feira (04). No entanto, o SINAI-RN alerta que a mobilização em defesa dos direitos dos trabalhadores do DETRAN vai continuar.
Recentemente, nos dias 08 e 15 de julho, os trabalhadores da Autarquia, organizados pelo SINAI-RN, promoveram paralisações por tempo determinado. Essas paradas sinalizaram que a categoria estava disposta a entrar em greve.


Reivindicações
Entre outras coisas, os trabalhadores do DETRAN-RN reivindicam a majoração do Auxílio Alimentação, a autonomia administrativa e financeira da Autarquia, o fim das terceirizações, a implantação de um Programa de Incentivo à Qualificação (PIQ), a adoção de pisos salariais profissionais; e a atualização do PCCR, com reenquadramento e reconhecimento de atribuições.
Na concepção da categoria e do Sindicato, essas reivindicações podem ser atendidas porque a arrecadação do DETRAN-RN cresce e a folha de pagamento representa apenas 18% da receita do órgão (0,41% da folha estadual).