Em assembleia realizada nesta quinta-feira, 11 de setembro, os trabalhadores da Fundação de Atendimento Socioeducativo do RN (Fundase) aprovaram, por maioria, o início de uma greve por tempo indeterminado a partir de 17 de setembro. A decisão será comunicada pelo Sinai-RN ao Governo do Estado.
Entre os motivos que levaram a categoria a deflagrar a greve estão a ausência de respostas do Governo Fátima Bezerra e da gestão da Fundase às demandas apresentadas, o não cumprimento da lei que prevê a implementação do auxílio-fardamento em 2025 e a falta de debate sobre o auxílio-alimentação.
Também pesaram na decisão as condições de trabalho precárias, com prédios sem estrutura adequada para servidores e adolescentes atendidos, problemas de qualidade da alimentação e a falta de abertura ao diálogo sobre as propostas de alteração às Portarias nº 157/2025 e nº 158/2025.
O Sinai-RN ressalta que a paralisação é resultado do acúmulo de problemas não solucionados e que seguirá cobrando do governo uma solução para as reivindicações da categoria.