Trabalhadores da base do SINAI são chamados a pedir que deputados/as parem a tramitação da reforma da Previdência na AL


O SINAI-RN convoca os trabalhadores e trabalhadoras dos órgãos que compõem a base do Sindicato para enviar mensagens aos deputados/as estaduais/as solicitando que os parlamentares não votem o projeto de Reforma da Previdência estadual de forma virtual e em meio a pandemia da Covid-19. Os/as servidores/as podem enviar o pedido aos deputados clicando AQUI.

SINAI É CONTRÁRIO A VOTAÇÃO VIRTUAL DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA
Nos primeiros dias de julho, o SINAI-RN e outras entidades que integram o Fórum dos Servidores Estaduais foram surpreendidos com a notícia de que o projeto de Reforma da Previdência que tramita na Assembleia Legislativa poderia ser votado em sessão virtual, durante a pandemia da Covid-19. Logo, o Sindicato se posicionou contra a votação.

Para a diretoria do SINAI, esse não é o momento para votação de um projeto tão importante e de interesse do funcionalismo, tendo em vista que os potiguares enfrentam a pandemia da Covid-19 e que as medidas adotadas para conter a disseminação do coronavírus limitam a participação popular no campo político. Assim, a entidade tem apelado ao bom senso dos parlamentares e solicita que a tramitação da reforma seja suspensa até que os trabalhos na Casa Legislativa sejam retomados de forma presencial e com acesso do público.

PEC DA REFORMA TRAMITA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
A proposta de reforma da Previdência do Governo do RN chegou na Assembleia Legislativa (AL) em fevereiro e prevê aumento da alíquota previdenciária para todo o funcionalismo, entre 12% a 16%. A reforma inclui aposentados/as e pensionistas que ganham a partir de R$3.050,00 na lista dos/as servidores/as que terão descontos em folha, o que significa a diminuição de salários.

Para o SINAI, a PEC trará graves perdas aos servidores se for aprovada em sua integralidade, visto que, entre outras medidas, aumenta significativamente a taxa previdenciária do funcionalismo, inclusive de aposentados e pensionistas. Somado a isso, o Sindicato chama atenção para o fato de que muitas categorias há anos não contam com reposição salarial, o que tem impactado o bem estar social e financeiro dos servidores. Além disso, há duas folhas salariais em atraso e ainda não existe uma perspectiva de pagamento do 13º de 2020.