SINAI se posiciona contra votação virtual da Reforma da Previdência


Na última quarta-feira (01/07), a direção do SINAI-RN e de outras entidades que integram o Fórum dos Servidores Estaduais foram surpreendidos com a notícia de que o projeto de Reforma da Previdência poderia ser votado nas próximas semanas pela Assembleia Legislativa, em sessão virtual. O Sindicato avalia que esse não é o momento para votação de um projeto tão importante e de interesse do funcionalismo, tendo em vista que os potiguares enfrentam a pandemia da Covid-19 e que as medidas adotadas para conter a disseminação do coronavírus limitam a participação popular no campo político.

O SINAI, junto a entidades que compõem o Fórum dos Servidores, apela ao bom senso dos parlamentares e solicita que a tramitação da reforma seja suspensa até que os trabalhos na Casa Legislativa sejam retomados de forma presencial e com acesso do público.

Para o SINAI, a PEC apresentada pelo Executivo Estadual ainda em fevereiro trará graves perdas aos servidores se for aprovada em sua integralidade, visto que, entre outras medidas, aumenta a alíquota previdenciária do funcionalismo, inclusive de aposentados e pensionistas. Somado a isso, o Sindicato chama atenção para o fato de que muitas categorias há anos não contam com reposição salarial, o que tem impactado o bem estar social e financeiro dos servidores. Além disso, há duas folhas salariais ainda em atraso e ainda não existe uma perspectiva de pagamento do 13º de 2020.