SINAI-RN repudia veto da direção do IDIARN a entrevista de servidora à imprensa


O SINAI-RN, por meio desta nota, repudia o veto da direção do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (IDIARN) a entrevista que seria concedida pela servidora Fabiana Lo Tierzo à Inter TV Cabugi.

Fabiana atua no Instituto desde 2008 na função de fiscal agropecuária, é coordenadora secretária substituta do SINAI-RN desde junho de 2018 e membra da Associação dos Trabalhadores. Portanto, tem propriedade para falar sobre as questões inerentes ao IDIARN. Assim, foi novamente convidada pela emissora, desta vez para tratar da prorrogação da vacinação contra a febre aftosa. Informou ao Diretor técnico e ao Diretor Geral como sempre informa sempre que é convidada a conceder entrevistas às emissoras de TV para mídias educativas e de importância sanitária. Ouviu como resposta do Diretor Técnico que iria comunicar a assessoria de comunicação do IDIARN. O diálogo aconteceria no Bom Dia RN que iria ao ar na terça-feira passada, 1º de dezembro.

No entanto, a assessoria de comunicação do Instituto, sem avisar a servidora, entrou em contato com a emissora e pediu para o atual Diretor Técnico da entidade ser o entrevistado. Como resultado, a TV não aceitou o pedido e cancelou a entrevista. Para piorar, Fabiana foi informada por mensagem pelo Diretor Geral do IDIARN que só poderia conceder qualquer entrevista à imprensa falando em nome do Instituto se obtivesse uma autorização prévia. Em 14 anos como servidora essa é a primeira vez que isso acontece.

O caso preocupa os servidores, o Sindicato e a Associação, sobretudo porque o Brasil vive em um Estado Democrático de Direito, onde a liberdade de expressão pode ser exercida plenamente. Além disso, Fabiana iria tratar de um assunto de relevância para os produtores de gado de todo o Rio Grande do Norte, sobretudo porque o índice de imunização no Estado ainda está baixo, na casa dos 49,43%.

Por fim, o SINAI-RN lembra que não há lei ou regra que proíba um dirigente sindical de dar entrevista acerca de um assunto relativo a uma Instituição. Por isso, espera que uma situação como essa não se repita e a direção do IDIARN reflita sobre sua postura antidemocrática.