Atendendo à convocação do Sindicato dos Bancários, o SINAI-RN marcou presença no ato realizado na manhã de 19 de maio, em frente à agência da Caixa Econômica Federal da Avenida Engenheiro Roberto Freire (agência Câmara Cascudo), em Natal. A mobilização reuniu dirigentes sindicais, movimentos sociais e entidades classistas em defesa do atendimento bancário universal e contra a elitização do serviço.
Segundo informações repassadas aos sindicatos, a direção da CEF pretende transformar a agência em um espaço de atendimento exclusivo a clientes de alta renda, deslocando os demais correntistas para outras unidades já sobrecarregadas. A medida deve precarizar ainda mais o atendimento bancário, num cenário de déficit de pessoal nas agências.
Para o SINAI, essa mudança fere o princípio fundamental da Caixa Econômica Federal, que é o de promover inclusão financeira e desenvolvimento social. “Essa política favorece grandes empresários e penaliza os trabalhadores e a população mais pobre, que são os que mais precisam dos serviços públicos de qualidade”, destacou a entidade.
Representaram o SINAI na atividade os dirigentes Santino Arruda e Alexandre Guedes. O sindicato reafirma seu apoio à luta dos trabalhadores da Caixa e do Sindicato dos Bancários pela manutenção de uma agência aberta a todos, sem distinção de renda.