O SINAI-RN está lançando a Campanha Salarial 2021. Com o tema “Em defesa da vida e dos serviços públicos: vacinação para todos e contra a Reforma Administrativa”, a 32° Campanha da entidade começa oficialmente no dia 10 de fevereiro, data em que será realizada a primeira de uma série de assembleias com vistas a consultar a base.
A maioria dos encontros serão virtuais em virtude da pandemia da Covid-19, com exceção daquelas categorias em que o quadro de pessoal seja pequeno, permitindo aplicar as medidas de segurança contra a doença. Nas assembleias, os dirigentes da entidade vão ouvir os anseios e problemas dos trabalhadores das 14 categorias que integram o SINAI, lotadas nas fundações, autarquias e empresas de economia mista, além dos setores da Administração Direta que representa, para a organização, reivindicação e luta. Os dias e horários podem ser consultados no final desta matéria. Os links para ingressar nas salas serão disponibilizados em breve.
Vacinação para todos e luta contra a Reforma Administrativa
Em março a pandemia da Covid-19 completará um ano. De lá para cá, mais de 2 milhões de vidas foram perdidas no mundo, entre elas mais de 227 mil no Brasil e mais de 3 mil no Rio Grande do Norte. Além de famílias enlutadas, a economia brasileira, sob a política econômica de Bolsonaro e Paulo Guedes, sofreu um duro golpe. Milhões de pessoas perderam empregos e hoje vivem em condições difíceis. Aqui no RN a situação não é diferente, uma vez que o Governo cedeu as pressões dos empresários, não adotando um lockdown, expondo milhares aos riscos. Ao mesmo tempo implementou uma Reforma da Previdência tão cruel quanto a do Governo Federal. Além disso, recentemente apresentou aos servidores uma proposta pífia de pagamento das duas folhas de 2018 ainda em atraso.
Por tudo isso, o SINAI-RN compreende que só a vacinação em massa pode prevenir a doença, salvando vidas e recuperando a economia. Assim, cobra da União, Estado e Municípios celeridade na campanha de vacinação dos brasileiros.
O outro ponto da Campanha Salarial 2021 é a Reforma Administrativa sugerida pelo Governo Federal. Caso seja aprovada conforme enviada ao Congresso Nacional, o serviço público sofrerá um desmonte. Reajuste salarial, concursos públicos, estabilidades, reestruturações e/ou atualizações dos planos de carreiras. Tudo isso e muito mais está sob risco caso a PEC 32 seja aprovada pela Câmara dos Deputados e o Senado Federal. Portanto, cabe ao SINAI-RN, juntamente com sua base, lutar contra esse projeto. Por isso, discussões sobre o assunto deverão ser realizadas, para que desta forma os trabalhadores compreendam com clareza como suas carreiras, vantagens e salários serão afetados se não houver uma intensa luta coletiva.
Entrega da pauta ao Gabinete Civil
Com previsão para o início de março, o SINAI fará a entrega da pauta geral para o Gabinete Civil e a Secretaria de Administração, com pedido de audiência junto ao Governo do RN. A data de entrega da pauta ao Governo será informada posteriormente, nas mídias do Sindicato.
Datas e horários das Assembleia Extraordinárias:
DETRAN – 10/02, 15h30
FJA – 18/02, 9h
IPERN – 19/02, 11h
FUNDASE – 22/02, 10h
EMATER – 23/02, 10h
IDEMA – 24/02, 10h
JUCERN – 25/02, 13h
DER – 26/02, 9h
Gabinete Civil – 26/02, 11h
IDIARN – 29/02, 10h
Com relação as Assembleias da EMPARN, DATANORTE e CEASA, as datas ainda não foram definidas e serão informadas mais adiante.