SINAI-RN alerta aposentados e pensionistas para necessidade de realizar a prova de vida


O SINAI-RN chama atenção dos/as aposentados/as e pensionistas de sua base, que fazem aniversário nos meses de setembro e outubro e que ainda não realizaram a Prova de Vida em 2021, que é preciso regularizar a situação no IPERN até 30 de novembro. Aqueles que estão em situação irregular e não buscarem o Instituto de Previdência até o final de novembro vão ter os benefícios suspensos em dezembro.

Para a realização da Prova de vida, o/a aposentado/a ou pensionista deve comparecer a uma das agências do IPERN, em Natal, Mossoró ou Caicó, ou, se residir em outro município, deve procurar uma Central do cidadão. Durante o atendimento, é preciso portar: Carteira de Identidade, CPF e comprovante de residência.

PROVA DE VIDA
Todos os/as aposentados/as e pensionistas/as vinculados/as ao Instituto de Previdência dos Servidores do RN (IPERN) devem realizar a Prova de Vida.

A Prova de Vida é necessária para manter a atualização dos dados cadastrais dos beneficiários e evitar fraudes na previdência.

Aposentados e pensionistas que residem em Natal fazem a Prova de Vida na sede do IPERN, localizada na Rua Jundiaí, nº 410, nas proximidades da Catedral. Beneficiários que não residem na capital podem fazer a Prova de Vida nas agências do Instituto, instaladas em Mossoró e Caicó, ou, no caso de residentes de outros municípios, nas Centrais do Cidadão. Por fim, quem reside em outros estados pode fazer a prova de vida através dos correios. Nesse último caso, é preciso preencher um formulário de recadastramento, disponível no site do IPERN: www.ipe.rn.gov.br.

A Prova de Vida é sempre feita no mês de aniversário do aposentado ou pensionista. Mas, até agosto de 2021 o serviço estava suspenso em decorrência da pandemia da Covid-19. Assim, aposentados e pensionistas que aniversariam no período de janeiro a agosto, só farão a prova de vida em 2022.

Com a retomada do serviço em setembro, os aposentados e pensionistas que fazem aniversário no último quadrimestre do ano devem se apresentar no IPERN no respectivo mês de nascimento. Contudo, em setembro e outubro o Instituto registrou a ausência de 512 aposentados e 166 pensionistas.