Até novembro, o Sinai vai viabilizar uma proposta definitiva de re-estruturação do Plano. As mudanças entrarão na pauta de reivindicações de 2011. No entender do Sinai, os trabalhadores e trabalhadoras da Fundac não podem e não figurarão como os rejeitados do serviço público estadual.
Tratamento
Eles operam um dos setores mais sacrificados do serviço público e, por isso, devem receber tratamento adequado a sua importante missão.
FUNDAC URGENTE!
FALHA
Uma falha na estrutura do Plano de Carreira dos funcionários da Fundac está impedindo que eles sejam promovidos neste mês de setembro. O Sinai envidará esforços para que o direito seja garantido.
SEM SOLUÇÃO
Outras demandas da Fundac, como a contratação de pessoal para os CEDUCs e CIADs, continuam sem solução. Está sem solução ainda o concurso público. Também está sem solução a questão dos transportes, inclusive para as educadoras do CEDUC Caicó, que residem em outros municípios.
INSEGURANÇA
A insegurança nos CEDUCs e CIADs nos parece ter, lamentavelmente, que aguardar os novos gestores. Recentemente ocorreu o resgate de um adolescente apreendido no prontoatendimento do CIAD, na Cidade da Esperança. Plantonistas foram obrigados a se deitar e entregar as chaves da cela aos infratores. Ninguém os socorreu. Não havia nenhuma segurança externa no local e nenhuma providência foi adotada na sequência. Os servidores continuam tão vulneráveis quanto antes. O Governo precisa adotar providências urgentes, antes que ocorra uma tragédia.
TRANSPORTE
A direção da Fundac substituiu a Sprint por uma Kombi. Uma decisão inaceitável, pela qualidade do transporte dos que trabalham na ação direta com os adolescentes infratores e que, por isso mesmo, são mais exigidos e mais sacrificados.
INFORMAÇÕES
A comunicação entre a direção da Fundac e o Sindicato está travada. O Sinai tem buscado ser recebido insistentemente pela presidente da Fundação. Até o momento sem êxito. Ainda assim, a direção do Sindicato tem mantido conversas com os assessores da Fundac, para que ao menos seja informada a respeito das demandas do segmento.