SINAI esgota todas as possibilidades de negociação contra a Reforma da Previdência. Agora é luta


A Executiva da Direção do SINAI-RN, reunida nesta terça (04/02), deliberou por ampla maioria comparecer a audiência com o Poder Executivo agendada para às 14h do dia 05/02, tendo como pauta a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Reforma da Previdência do Governo do RN.

Mesmo adotando um posicionamento contrário à PEC da Reforma e descrente da possibilidade de sensibilizar o Governo para a necessidade de manutenção dos direitos dos trabalhadores, a direção do SINAI foi favorável ao encontro com o Executivo, pois entendia a audiência como o momento de esclarecer as razões pelas quais se opõe a PEC.

Com essa perspectiva e entendimento, uma representação do SINAI se fez presente na reunião do Fórum dos Servidores Estaduais realizada na manhã do dia 05/02, quando a maioria das lideranças sindicais decidiu, por votação, não participar da audiência convocada pelo Executivo, uma vez que a presença das entidades nessa reunião poderia ser entendida como legitimação da proposta do Governo.

Com isso, a Executiva da Direção do SINAI foi reconvocada para uma reunião de emergência a fim de definir se seguiria o encaminhamento do Fórum ou se manteria a decisão de participar do encontro com o Governo no período da tarde. Todavia, ao receber a informação de que o Governo teria apresentado o texto final da PEC da Reforma da Previdência na Escola do Governo  – fato que por si só inviabiliza o debate com o Executivo – e considerando que apesar do Governo convocar o Fórum para debater o texto da PEC da Reforma da Previdência, já existe uma campanha publicitária sobre a PEC em circulação, a reunião foi encerrada.

O SINAI-RN entende que o caminho para uma Previdência e um Governo sustentável passa pela realização de concursos públicos; diminuição das terceirizações; revisão de contratos e consequente melhoria na arrecadação; cobrança da dívida ativa; reajuste salarial; e valorização do servidor. O SINAI mantém seu posicionamento contrário à PEC da Reforma Estadual da Previdência e seguirá lutando, nas ruas e, em breve, na Casa Legislativa, em defesa dos direitos da classe trabalhadora norte-rio-grandense e da Previdência Pública.