Em mais um capítulo da luta por valorização profissional, os servidores do Instituto de Previdência do Rio Grande do Norte (IPERN), coordenados pelo SINAI-RN, protagonizaram uma mobilização em Currais Novos no último sábado (19/7). A categoria viajou de Natal ao município seridoense – distante cerca de 186 km da capital – para cobrar da governadora Fátima Bezerra (PT) o reajuste da tabela salarial da carreira.
A ida dos servidores ao município foi estratégica: a mobilização foi organizada justamente para coincidir com a agenda da governadora Fátima Bezerra, que estava na cidade para participar da abertura da tradicional Feirinha de Sant’Ana e receber o título de Cidadã Currais-novense. Aproveitando a visibilidade do evento e a presença da chefe do Executivo estadual, os trabalhadores ocuparam as ruas com faixas e palavras de ordem, na tentativa de sensibilizar o governo e a sociedade seridoense para uma pauta antiga, mas negligenciada: a reformulação da tabela salarial da categoria.
Desde o dia 7 de julho, os servidores do IPERN estão com as atividades paralisadas. A categoria reivindica a reformulação da tabela salarial, uma demanda legítima que reflete o esforço e a responsabilidade dos trabalhadores que atuam na gestão da previdência pública estadual. Apesar dos apelos e tentativas de diálogo, a governadora ainda não recebeu o Sindicato nem a categoria – postura que reforça a percepção de que o governo não está disposto a negociar a pauta dos trabalhadores.