Secretário diz que será criada uma comissão de negociação


A reunião entre a direção do SINAI e o Secretário de Administração não produziu avanço algum nas negociações quanto à pauta de reivindicações dos servidores da Adm. Indireta. O Secretário Alber da Nobrega não trouxe novidades. Apenas apresentou o rascunho de um Decreto que nomeará uma comissão do Governo para tratar das negociações em relação ao funcionalismo público estadual. Segundo ele, a formação da comissão será anunciada em abril, momento em que as negociações terão início.

O Sinai insiste no fato de que mesmo que a comissão ainda não esteja formada as negociações devem ter sequência. "Todas as pautas já foram encaminhadas. Não dá para esperar mais", alega o presidente do Sinai, Santino Arruda. Segundo Santino, o próprio secretário deu entrevista à imprensa dizendo que em março haveria negociações, inclusive sobre o pagamento dos Planos. O Secretário alega que as coisas não caminharam a contento e que não adianta negociar sem fazer acordos que tragam benefícios às categorias. Nesse aspecto o Sindicato é obrigado a concordar. Por isso, o Sinai sugeriu que essa comissão fosse formada para negociar no início de abril.

Na última reunião da direção do Sinai deliberou-se que as categorias irão promover dois dias de mobilizações com paralisações. A data prevista para esse movimento será os dias 10 e 11 de abril, por isso a necessidade do governo negociar essa comissão rapidamente. Durante o período de 1º a 5 de abril o Sinai estará realizando assembleias com sua base para discutirem os encaminhamentos para esses dois dias de mobilizações.

Durante a reunião, representantes de algumas categorias (IDIARN, EMATER, ASSEMA, FJA e DETRAN) fizeram questão de fazer um relato sucinto sobre a situação de precariedade na prestação dos serviços e do desestímulo dos servidores. A direção do Sindicato estendeu esses dois problemas a toda a base do Sinai e disse ao secretário que isso está levando o serviço público ao caos generalizado. A direção do Sinai se comprometeu em aguardar a formação dessa comissão de negociação até o início de abril.