A pressão exercida pelos dirigentes do SINAI-RN nas duas últimas semanas acelerou a tramitação na Assembleia Legislativa do projeto de lei que visa corrigir a recomposição salarial de servidores que integram parte da base da entidade. De acordo com o líder do Governo, deputado Francisco do PT, a matéria foi dispensada das últimas comissões pelas quais deveria passar. A dispensa por parte dos líderes das bancadas permite levar o projeto ao plenário da Casa. Isso pode ocorrer na próxima semana, desde que se tenha quórum, alertou o deputado.
A matéria em questão visa ajustar dispositivos das Leis Complementares 7.908/2001, 692/2021, 777/2025 e 778/2025. Essa correção tem como objetivo pôr em prática o que Governo e SINAI-RN negociaram em 2024. Da base do SINAI-RN, as categorias contempladas com o referido projeto são: EMATER, DETRAN, IDEMA e os empregados públicos das empresas.
Pressão na Assembleia Legislativa
O coordenador de comunicação do SINAI-RN, Alexandre Guedes, enfatiza que o Sindicato visitou os gabinetes dos deputados estaduais reiteradas vezes. Tanto os da oposição como os da situação foram procurados pela entidade, que explicou a necessidade de dispensar o rito exigido pela Casa a fim de garantir o direito de centenas de servidores do funcionalismo estadual.