Nota: Sinai-RN repudia agressões a parlamentares e jornalistas na Câmara dos Deputados


O Sinai-RN manifesta repúdio aos episódios ocorridos na Câmara dos Deputados em 9 de dezembro, quando o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) foi retirado à força da Mesa Diretora pela Polícia Legislativa, por determinação do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB). Durante a ação, jornalistas presentes foram agredidos fisicamente, expulsos do plenário, e a transmissão da TV Câmara foi interrompida.

A atuação truculenta da presidência da Câmara contrasta com a omissão diante de ocupações anteriores da Mesa por parlamentares bolsonaristas, mostrando tratamento desigual e atentando contra a democracia, a liberdade de imprensa e o direito da população à informação.

O Sindicato reafirma sua solidariedade ao deputado Glauber Braga, aos profissionais de imprensa e aos servidores legislativos agredidos. Repudia veementemente o cerceamento do trabalho da imprensa e as ações autoritárias que marcam um grave retrocesso institucional na Câmara dos Deputados.

O Sinai-RN exige a responsabilização direta do presidente da Casa e reafirma seu compromisso com a defesa da democracia, da liberdade de expressão e dos direitos da classe trabalhadora.

Natal, 10 de dezembro de 2025.
Diretoria do Sinai-RN