A Direção do DETRAN/RN vem publicando informações contraditórias e, por vezes, inverídicas, como forma de tentar combater o movimento grevista. Recente foi divulgado um memorando fazendo ameaça de corte do ponto dos grevistas, de retirada de gratificações e tentando confundir os trabalhadores com informações distorcidas sobre decisões do Supremo Tribunal Federal (STF).
O Memorando traz também uma afirmação contraditória, porém verdadeira, quando informa um aumento na folha de pagamento de pessoal, em 38%, no período. Essa é a única verdade no documento. É a prova de que o Governo age com dois pesos e duas medidas. Concede reajustes a determinadas categorias, discriminando as outras.
Nesse período nenhum centavo de reajuste foi concedido aos servidores dos órgãos DETRAN, EMATER, FJA, IDEMA, DER, IPERN, FUNDAC, IDIARN e, aos da Administração Direta, incluindo o Gabinete Civil.
O Governo Rosalba precisa explicar para a sociedade porque tem sido tão cruel para a absoluta maioria e tão benevolente para com uns poucos. Isso fica bem claro na leitura do Memorando expedido pelo Detran acerca da greve. O resto do documento não vale o papel em que foi escrito, principalmente por tentar colar no Detran uma decisão do STF que vale apenas para a Fundação José Augusto.
Em vez de distorcer os fatos e publicar inverdades, a direção do Detran deveria dar uma resposta à pauta de reivindicações dos servidores, que foi encaminhada em 13 de março. Dois meses depois, após três reuniões, a direção se limita apenas a dizer que nada pode garantir aos trabalhadores. Isso após três anos de salários congelados vendo o Governo Rosalba aumentar os salários de outras categorias em 38%.
Diante de tais distorções e injustiças, não há alternativa senão a greve!