Mulheres do SINAI-RN participam da 7ª edição da Marcha das Margaridas


Dezenas de mulheres da base do SINAI-RN participaram da 7ª edição da Marcha das Margaridas. Realizada em Brasília, nos dias 15 e 16 de agosto, a Marcha é considerada a maior mobilização de mulheres do campo e das cidades da América Latina; um espaço plural e democrático que a cada edição reúne mulheres de diferentes setores produtivos e sociais do país.

Em 2023, a Marcha teve como lema “Pela Reconstrução do Brasil e pelo Bem Viver”. O SINAI, através da Coordenação da Mulher Trabalhadora e demais setores oprimidos (Negros e LGBTs), fretou um ônibus e, além de transporte, forneceu alimentação e hospedagem para toda a delegação.

A coordenadora da pasta da Mulher Trabalhadora do SINAI, Sineide Lima, comemora a participação das filiadas no evento “A marcha é um momento de união e de força das mulheres, que enfrentam lutas diárias para conquistar e manter direitos. Nesta edição, de forma inédita, trouxemos mais de quarenta associadas, oriundas das diferentes regionais do Sindicato. Todas passaram por formação para vir e vivenciaram os dois dias da Marcha de forma intensa, com entrega e alegria.”

MARCHA DAS MARGARIDAS

Organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), a Marcha das Margaridas acontece a cada quatro anos e homenageia Margarida Maria Alves, liderança sindicalista assassinada em 1983 na Paraíba por defender os direitos de trabalhadoras e trabalhadores rurais e, consequentemente, contrariar os interesses de poderosos. Anteriormente, a Marcha foi realizada em 2000, 2003, 2007, 2011, 2015 e 2019.