Mesmo cientes da legalidade da greve, trabalhadores do DETRAN decidem encerrar movimento; luta vai continuar


Embora tenham certeza que a greve estava amparada pela Constituição Federal e pela Lei de Greve, e que aconteceu porque o Governo negou direitos, não cumpriu o acordo, tampouco apresentou propostas, os trabalhadores do DETRAN decidiram encerrar o movimento. Tomada em Assembleia nesta terça-feira (25), a decisão da categoria levou em consideração a possibilidade de corte de ponto, uma vez que a Justiça decretou a ilegalidade do movimento. “Recuar não é desonra. A melhor decisão é a que mantém a categoria inteira para continuar em frente e na luta”, afirma o coordenador de Comunicação do SINAI e servidor do DETRAN, Alexandre Guedes.

O sindicalista avisa que a categoria deliberou por manter a luta: “A categoria está decidida a manter firme o objetivo de ter o seu direito respeitado, de ter a sua dignidade respeitada. Não quer nada além do que o Governo prometeu legalmente e em acordo”.

Alexandre afirma que a sentença proferida pelo desembargador Expedito Ferreira, do Tribunal de Justiça do RN (TJRN), não tem fundamentação por se basear em informações inverídicas passadas pela gestão Fátima Bezerra: “Não é verdade que a categoria e seu Sindicato foram intransigentes. Pelo contrário. Buscamos sempre a negociação e o diálogo, que não aconteceu por causa do Governo. Até o momento não há qualquer registro de proposta ou contraproposta”.

Agora, por meio de uma ação que está sendo preparada pela assessoria jurídica, até quinta-feira (27) o Sindicato vai recorrer da decisão do magistrado do TJRN. Na peça jurídica, vai pedir uma audiência de conciliação com caráter de urgência. “Sabemos que é uma luta justa, correta, e que o Governo usou de artifícios junto ao Judiciário. Esses artifícios não correspondem com a verdade, não correspondem com o interesse de negociação que a categoria sempre mostrou, mas que o Governo e a direção do DETRAN sempre protelaram”, aponta o Coordenador de Comunicação do SINAI.

Por ora, a categoria aguarda o resultado da audiência entre o Executivo e o Sindicato agendada há mais de um mês. Prevista para ocorrer em 09 de agosto, deve discutir a pauta de toda a base do Sindicato. Caso aconteça, será alvo de avaliação oportuna por parte dos servidores do DETRAN.

Encaminhamentos

Os trabalhadores do DETRAN aprovaram alguns encaminhamentos que têm o intuito de manter ativa a luta pelas reivindicações apresentadas. São eles:

  • Manter a Coordenação Estadual da Categoria;
  • Atualizar o calendário de atividades;
  • Realizar ato público, manifestações e panfletagens;
  • Realizar reunião da coordenação estadual da categoria; e
  • Publicar uma nota que relate a situação dos trabalhadores.