Luta do SINAI-RN e trabalhadores resulta em publicação de edital do concurso da FUNDASE


A intensa luta do SINAI-RN e dos trabalhadores resultou na publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) de 16 de julho do edital do concurso da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Estado do Rio Grande do Norte (FUNDASE).

De acordo com o publicado, oferta 576 vagas, divididas entre os cargos de Técnico de Nível Médio, Analista Socioeducativo, Analista Socioeducativo (Assistente Social), Analista Socioeducativo (Pedagogo), Agente Socioeducativo, Analista Administrativo (Contador), Analista Administrativo (Analista de Sistemas) e Técnico de Nível Superior. As inscrições começaram em 19 de julho, terminando no dia 11 de agosto. As taxas cobradas são de 80,00 reais para nível médio e R$ 120,00 para o nível superior. Segundo o edital, as provas objetivas e discursivas serão aplicadas em 18 de setembro.

Satisfeita com a publicação, a direção do SINAI vai acompanhar de perto o cumprimento do cronograma, mantendo a pressão sobre o Governo para que nenhuma data seja descumprida.

Falta de servidores efetivos

Hoje existem 683 trabalhadores na ativa que atendem adolescentes distribuídos em dez unidades, localizadas em Natal, Parnamirim, Caicó e Mossoró. Desses 683, apenas 213 trabalhadores são efetivos. Os outros 470 são servidores com contratos temporários. Tal situação foi denunciada pelo SINAI em vídeo que circula nas redes sociais. A peça publicitária lembra que os trabalhadores da FUNDASE cumprem o difícil papel de reeducar e reinserir na sociedade adolescentes que entraram em conflito com a lei. Assista AQUI.

A categoria chegou a paralisar suas atividades por 24 horas, em 1º de dezembro, para chamar reivindicar a realização, entre outras coisas, de um concurso na Fundação. Pela sua importância, este ponto integra a pauta da Campanha Salarial deste ano, iniciada em fevereiro, assim como a realizada em 2021.