Luta do SINAI-RN assegura concurso público, reajuste do auxílio-alimentação e reforma na sede do Detran


A luta organizada pelos trabalhadores do Detran, encampada pelo Sinai-RN, garantiu três conquistas históricas para a categoria: a assinatura da autorização para realização do concurso público com 80 vagas, o reajuste do auxílio-alimentação e a conclusão da reforma da sede do órgão, em Natal. Esses avanços foram oficializados nesta quarta-feira, 3 de setembro, durante agenda da governadora Fátima Bezerra na Autarquia, que teve a participação de dirigentes do Sindicato e o acompanhamento dos servidores.

O concurso, aguardado há anos e matéria de acordo firmado entre Sinai e Governo ainda em 2019, terá edital previsto para novembro de 2025, com oferta inicial de 80 vagas. A realização das provas deve acontecer no início de 2026. Já o auxílio-alimentação, pauta reivindicada pelo Sindicato em várias mesas de negociação, teve o reajuste confirmado e passa a valer a partir da assinatura desta quarta. Sobre a estrutura física, a reforma da sede (iniciada em 2021 e orçada em cerca de R$ 6 milhões) está em fase final, com promessa de entrega pela direção do Detran em dezembro de 2025, incluindo a modernização do prédio e novos espaços, como o gabinete e a procuradoria jurídica.

Para o Sinai, as conquistas materializam anos de mobilizações, paradas, greves, audiências e rodadas de negociação com o Governo. Os dirigentes sindicais que acompanharam a visita lembram que o processo mais recente incluiu a greve iniciada no final de julho e suspensa em 1º de agosto, após a categoria avaliar avanços, como a reabertura das tratativas sobre o auxílio-alimentação, paralisadas desde 2024. Antes disso, em maio de 2025, o Sindicato esteve em audiência no Ministério Público do Trabalho (MPT), que discutiu desvios de função, saúde do trabalhador e o concurso público – tema também contemplado no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado pelo Governo do Estado e homologado pelo Judiciário.

Para a coordenadora geral do Sinai e servidora do Detran, Dyanne Barbosa, o momento é especial e representa o coroamento de um processo de luta. “Estamos felizes com esse passo e seguimos firmes para garantir a plena valorização da categoria”, afirmou. Já os coordenadores Alexandre Guedes (Assuntos Sociais) e Bruno Correia (Comunicação) destacaram que foram os servidores que mantiveram o Detran de pé diante das dificuldades e que a conquista é coletiva, reforçando a importância social do órgão.