Greve teve início na manhã de hoje (13) após o SINAI realizar assembleia com a categoria


Uma greve por melhorias na qualidade do serviço, por reajuste salarial conforme proposta de reestruturação dos pisos salarias da Autarquia e, acima de tudo por respeito aos servidores e à sociedade. Esses são alguns dos motivos que levaram os servidores do DETRAN RN a entrar em greve nesta segunda-feira.

O SINAI, juntamente com a categoria se reuniram em assembleia na manhã de hoje (13) e deliberaram pela greve por tempo indeterminado. A direção do Sindicato esteve reunida com o gestor do Departamento na sexta-feira

O governo Rosalba não respeita os servidores e a população e também não dá a mínima importância à própria Lei.  No caso do Detran, as Leis que tratam de promoções, mudanças de graus e salários são desrespeitadas sem o menor escrúpulo.  Os salários publicados no edital do concurso público de 2010 foram desprezados.
 
Outro ponto desrespeitado é o Plano de Carreira e a igualdade de direitos entre os servidores do Órgão, como o recebimento de vales-tranporte e inclusão no Plano de Saúde.

Falta de dinheiro não é desculpa.  A arrecadação do DETRAN em 2012 gerou nada menos que R$ 85 milhoes.  Enquanto isso o salário de um assistente técnico com nível médio é de apenas R$ 799,00.  Com os descontos, esses servidores recebem líquido menos que o Salário Mínimo.
 
A estrutura também não atende às necessidades de usuários e servidores.  A situação se agravou ainda mais com a retirada da autonomia administrativa e financeira do DETRAN, que o caracterizavam legalmente como autarquia.
 
Os servidores do DETRAN, através do SINAI/RN tentaram de todas as formas negociar o fim de tais distorções.  Mas apenas receberam respostas negativas. Diante disso, restou aos trabalhadores usar seu último recurso de luta: a greve.