Durante reunião entre os dirigentes do SINAI, representantes das categorias e Governo foram tratados assuntos das pautas de reivindicações considerados prioritários para o Sindicato. Entretanto, dessa vez, mesmo o Governo tendo alegado as mesmas dificuldades financeiras do Estado, restringiu-se a tratar apenas do pagamento dos Planos de Carreira.
Mesmo sendo ponto comum em algumas das categorias da base do SINAI os dirigentes e representantes do DETRAN, DER, EMATER, FJA, IDIARN, FUNDAC, IDEMA, IPERN e CEASA, fizeram questão de ressaltar que a pauta não é composta apenas desse item para negociação e que as demais categorias que não têm esse item como reivindicação, precisam ter suas outras demandas atendidas, que se acumulam ao longo dos meses.
A proposta do Governo é de parcelar o pagamento restante dos Planos de Carreira aprovados em 2010. O Sindicato rebateu essa alternativa uma vez que lembrou que todos os Planos estão judicializados. Sendo assim, qualquer tipo de negociação teria que ser através da justiça.
Mesmo com a proposta de parcelamento, a secretária Adjunta da SEARH, Suely Rodrigues, disse que é preciso fazer um levantamento atualizado do impacto dos Planos de Carreira na folha, que será discutido com a equipe econômica do governo, para fins de implantação, por se tratar de decisões judiciais.
Nova reunião foi agendada, dessa vez para o dia 25/09 para apresentação das conclusões levantadas no estudo.