Entre os dias 8 e 10 de outubro, dirigentes do Sinai-RN participaram do curso de formação de dirigentes sindicais organizado pela Intersindical – Central da Classe Trabalhadora, em Santos (SP). Representando o sindicato, estiveram presentes o coordenador de Imprensa e Comunicação, Bruno Correia, o coordenador de Assuntos Jurídicos, Felipe Assunção, e a secretária geral da Regional Alto Oeste, Maria Marcelia Alves.
O curso abordou temas estratégicos para a atuação sindical e a defesa dos direitos dos trabalhadores ao longo de três dias. No primeiro dia foram debatidos a conjuntura política nacional e internacional, o cenário eleitoral e o papel geopolítico do Brasil, incluindo sua inserção nos BRICS+. Entre os painéis, destacaram-se “Brasil Soberano: eleições 2026 e desafios da classe trabalhadora” e “BRICS +, China e o papel geopolítico do Brasil”.
Os debates do dia 8 contaram com a participação do economista Luís Fevereiro, do vereador João Paulo Rillo (PSOL), do professor Luiz Fernando Mocelin e do jornalista Breno Altman, com coordenação de dirigentes da Intersindical.
No segundo dia (9/10), o foco foi a estratégia da extrema direita e sua atuação política. O painel “Como pensa e opera a nova extrema direita” reuniu a doutoranda Tabata Tesser (USP), o filósofo Ricardo Costa Galvanese (Universidade Católica de Santos) e outros coordenadores da Intersindical e sindicatos parceiros, debatendo desafios e estratégias para a defesa dos direitos dos trabalhadores.
Já no último dia, os debates se concentraram no papel dos sindicatos diante do cenário político de 2026. No painel “O papel dos sindicatos em 2026”, participaram Edson Carneiro “Índio” e Manoel Elidio Rosa (“Mané Gabeira”), reforçando a importância da organização sindical e da mobilização coletiva para a construção de políticas públicas e a defesa dos direitos da classe trabalhadora.
Para os participantes do Sinai, o curso foi uma oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre conjuntura política, estratégias de mobilização e atuação sindical, fortalecendo a representação dos trabalhadores.