Em reunião com Fórum, Governo apresenta data de pagamento do 13º, mas silencia sobre salários atrasados


Após meses de silêncio, o Governo voltou a se reunir com o Fórum dos Servidores na tarde dessa sexta-feira (11/12). Contudo, a expectativa do SINAI-RN e de outros sindicalistas presentes na reunião foi frustrada. “Esperávamos que a governadora apresentasse uma proposta para o pagamento das folhas em atraso, relativas ao mês de dezembro e ao décimo terceiro de 2018”, explica a coordenadora geral do SINAI-RN, Zilta Nunes.

Durante o encontro, no qual estiveram presentes, além da governadora Fátima Bezerra, o vice governador e secretários de Tributação, Administração e Planejamento, o governo apresentou a data de pagamento do 13º salário de 2020. Confira:

  • Dia 23/12 – Pagamento da 2ª parcela (60%) para servidores ativos e aposentados que recebem até R$2.000,00 (dois mil reais) brutos.
  • Dia 23/12 – Pagamento da 2ª parcela (60%) para servidores de órgãos com arrecadação própria, independente do valor.
  • Dia 05/01 – Pagamento da 2ª parcela (60%) para ativos e aposentados que recebem a partir de R$2.000,01 (dois mil e um reais).

Sobre as folhas em atraso, o Governo afirmou que entre os dias 05 e 15 de janeiro apresentará um calendário de quitação. Já quanto ao calendário de pagamento de 2021, o Executivo Estadual se comprometeu a anunciar as datas até o final de dezembro.

“Com as datas de pagamento do décimo de 2020 apresentadas hoje, o governo penaliza os aposentados e retira o direito de milhares de servidores passarem um final de ano com maior tranquilidade financeira”, diz Zilta. “Além disso, a ausência de proposta para quitação das folhas de 2018 causa preocupação”, finaliza.

Outros temas também foram abordados na audiência, como o projeto de lei que regulamenta a Comissão Permanente de Negociação. Alem disso, o Executivo prometeu organizar a legislação em 2021 para que seja possível conceder reajuste às categorias de menor remuneração no ano de 2022.

Representando o SINAI na reunião, Zilta entregou nas mãos da governadora o abaixo-assinado dos servidores do DEI que solicitam o retorno de gratificações tiradas da categoria há dez meses.