Em audiência sem novidades, Governo promete ao Fórum pagar décimo de 2018 em duas vezes e aponta 2022 para quitar última folha em atraso


O Governo do Estado prometeu ao Fórum Estadual dos Servidores pagar o décimo terceiro de 2018 em duas vezes, nos meses de maio e novembro deste ano. Não sabe ainda se por faixa ou percentual salarial. Até agora, receberam o décimo de 18 os servidores que ganham até R$ 3.500. A promessa foi feita em audiência virtual na manhã desta segunda-feira (19). O SINAI-RN esteve presente e considerou que o encontro não trouxe nenhuma novidade.

Na ocasião, os secretários presentes disseram que o Executivo Estadual está aberto para negociar com os sindicatos a melhor forma para pagar o 13º. Quanto a última folha em atraso deixada pela gestão Robinson Faria, relativa a dezembro de 2018, o Executivo estadual diz que não há dinheiro em caixa, apontando 2022 como possível momento para quitar o débito.

A direção do SINAI-RN disse ser contra a possibilidade de pagar o décimo de 2018 por percentual, uma vez que sacrifica os que ganham menos e privilegia os que têm salários maiores. Sobre a última folha em atraso, o Sindicato pediu que seja paga ainda em 2021: “Reforçamos o pleito de o Governo pagar os atrasados neste ano. Outras categorias falaram sempre com este único ponto: salários em atraso, e este ano”, explica o coordenador secretário do SINAI-RN, Santino Arruda.

O sindicalista relata que o Fórum também apontou que os estimados 170 milhões de reais arrecadados pela Reforma da Previdência Estadual, de janeiro a maio, podem ser destinados a custear as folhas em atraso. “Reforma que retirou dinheiro de onde não devia, dos trabalhadores com salários congelados há 11 anos. Por isso, nada mais justo priorizar os salários em atraso”.

Campanha Salarial 2021

O SINAI aproveitou o momento para cobrar do Governo o agendamento de audiências para tratar das negociações da Campanha Salarial 2021 da entidade. Apontando que as pautas específicas foram enviadas em março e um órgão já mandou ofício se esquivando de negociar, o Sindicato cobrou celeridade: “Pedi que o Gabinete Civil agende a negociação central, cujo ofício lhe foi encaminhado com pedido de audiência”, disse Santino.

O Coordenador Secretário conta que reforçou o pedido do SINAI lembrando do ofício encaminhado na semana passada. Assim, solicitou do Governo do RN a compra de vacinas diretamente dos fabricantes para imunizar a população potiguar. Além disso, pediu que os servidores estaduais que estão trabalhando presencialmente, na linha de frente, sejam incluídos nos grupos prioritários que receberão o imunizante contra a Covid-19.

Por fim, pediu solução para a pendência das solicitações de aposentadorias, travadas desde outubro passado.