Os servidores do DETRAN/RN se reuniram em assembleia virtual nesta terça-feira (24) para tratar da liberação do Governo para a categoria trabalhar em casa devido ao Coronavírus. A medida foi adotada pelo Executivo após solicitação por parte do SINAI-RN em audiência na última segunda (23).
Na assembleia, os trabalhadores foram informados que devem ficar em casa. Quem trabalha pela via eletrônica, como teleatendimento, terá a possibilidade de trabalhar a partir de casa através da internet. Também souberam que não sofrerão cortes em seus salários, de acordo com o informado pela direção do Departamento.
Diante das informações, a categoria decidiu manter-se em estado de greve: “Na ocasião, a categoria decidiu manter-se em estado de greve. A gente deve se manter organizado permanentemente para preservar nossas vidas e nossos direitos. Agora, a orientação é ficar em casa”, afirma o diretor de comunicação do SINAI-RN, Alexandre Guedes.
O sindicalista conta que, diante da urgência de garantir o isolamento social da categoria, os servidores decidiram que as outras demandas deverão ser discutiras em uma nova audiência com a direção da autarquia, em data a ser marcada.
Outra deliberação dos trabalhadores é o pedido para que o Executivo suspenda a tramitação de qualquer projeto que tire os direitos dos trabalhadores, como por exemplo a Reforma da Previdência.
Nova assembleia virtual no dia 31 de março
Uma nova assembleia está agendada para o dia 31 de março (próxima terça-feira). Será a partir das 10h, no grupo do Facebook “Servidores do Detran RN”.
Alexandre Guedes avalia que a primeira assembleia virtual foi um sucesso e que este instrumento será utilizado até que o protocolo de saúde seja modificado: “Foi uma experiência muito positiva e a gente pretende continuar com ela enquanto for necessário o isolamento social”.
O dirigente sindical elogiou a conduta da categoria e a sua OLT, que respondeu a altura o desafio colocado.