Dos treze pontos da pauta apresentados apenas duas reivindicações estão sendo atendidas


A reunião entre o secretário de administração, Albert Nóbrega e a direção do Sinai para discutir a pauta de reivindicações de sua base foi frustante. Dos treze pontos originários da pauta geral, além de três outras reivindicações tratadas diretamente com o secretário, apenas duas foram, em tese, acertadas: a homologação do concurso do DETRAN, que já foi feita, restando apenas a publicação e o pagamento das promoções do IPERN, compromisso assumido pela Governadora, diretamente com os funcionários da Autarquia. Para os demais o secretário não deu previsão. A cantilena é a mesma: a Lei de Responsabilidade Fiscal.

A direção do Sindicato lembrou ao secretário que o Governo deve uma conta ao funcionalismo, a qual terá que pagar. Entretanto, as negociações não avançaram. Albert Nóbrega se comprometeu em apresentar uma proposta de reorganização das finanças do Estado nos próximos dias. Segundo ele, haverá uma economia de recursos, deixando claro na entrelinha que talvez assim o pleito dos servidores poderá ser atendido. Uma nova reunião será agendada nos próximos quinze dias.

É importante registrar que o Governo passado também dizia não poder pagar os Planos. Entretanto, pagou os primeiros 30% e, memso o atual mantendo a cantilena de não poder pagar os 70% restante, pagou os 30% da Lei Geral, da Administração Direta e não sofreu punição alguma pelo tesouro nacional. E por que não pode pagar o que falta? Para a direção do Sinai tudo não passa de má vontade do Governo Rosalba e de sua imensa vontade de destruir o RN e o funcionalismo público. Tanto é que o projeto agora é terceirizar e privatizar uma gama de serviços prestados pelo Estado.

Vamos reagir. Uma reunião com representantes de toda base está agendada para esta quarta-feira (09), a partir das 15h00, na sede do Sinai. Somado a isso tem também um ato geral promovido pelo Fórum dos Servidores Públicos do RN, pela retirada do Projeto de alteração da Lei Complementar 271/2004. O ato acontece nesta quinta (10), na praça 7 de setembro, no centro da cidade.