Convocados pelo SINAI-RN, trabalhadores do DETRAN-RN fazem piquete, cobram respostas para ata de audiência e pedem nova reunião com Governo


Os trabalhadores do DETRAN-RN atenderam ao chamado do SINAI-RN e se mobilizaram na sede estadual da Autarquia, em Natal, nesta quinta-feira (09). Após um piquete no portão do Departamento, sob a liderança do Sindicato, foi formada uma comissão composta por profissionais e dirigentes da entidade.

Foto: Lenilton Lima

Depois de traçadas novas estratégias de luta, o grupo se dirigiu até a direção do órgão. Lá, cobrou um retorno sobre a ata da audiência com representantes do Governo no último dia 02/09, reivindicou que o documento fosse assinado e ainda cobrou o agendamento de uma nova conversa. Contudo, a comissão recebeu a informação de que na tarde desta sexta (10 de setembro) acontecerá uma reunião entre dirigentes do DETRAN, SEAD e o Gabinete Civil.

De acordo com o diretor de comunicação do SINAI e membro da base do Departamento, Alexandre Guedes, a expectativa é que até segunda (13) o Sindicato seja chamado para uma nova audiência. Até lá, os profissionais continuarão se mobilizando em todo o Estado do Rio Grande do Norte.

Foto: Lenilton Lima

Protocolo da ata

Na quarta-feira, 08 de setembro, dirigentes do SINAI-RN protocolaram a ata da audiência com membros do Governo sobre a pauta dos servidores do DETRAN-RN. O documento traz os detalhes da conversa ocorrida em 02 de setembro, 1° dia do movimento grevista. Confira a ata AQUI e leia um resumo da audiência AQUI.

O protocolo teve como objetivo formalizar a negociação com o Executivo para arrancar uma proposta da gestão Fátima Bezerra. Isto porque os membros do Governo não concordaram com algumas sugestões apresentadas durante a audiência na semana passada. Porém, não apresentaram uma proposição. Assim, na avaliação da categoria, o que foi discutido pode resultar em uma primeira proposta, uma vez que a ata deve proporcionar ao Executivo condições de ofertar respostas objetivas aos pleitos apresentados.

Greve completa uma semana

A greve dos trabalhadores do DETRAN-RN completou uma semana nesta quinta-feira (09). Eles buscam a atualização do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da categoria, cobrada há quase um ano, e a realização de concurso público, conforme acordado na greve de 2019. Ambas questões até o momento não avançaram concretamente. Uma outra demanda reclamada é o pagamento de processos pendentes, pois vários profissionais ainda não receberam o pagamento de processos de insalubridade acumulados pelos menos desde 2020.

Na avaliação de Alexandre Guedes, o movimento grevista segue forte e com adesão massiva da categoria em todo o Estado. Tanto que diversos serviços estão comprometidos: “Não que paralisar serviços seja algo positivo para a população, mas é a única forma que nós temos de demonstrar nossa insatisfação e buscar do Governo soluções para demandas que cobramos há tempos e vêm se acumulando”, afirma o sindicalista.

Movimento continua

Nesta sexta (10) continuam os piquetes da greve dos servidores. Em Natal, a partir das 8h, acontecerá concentração na sede estadual do Departamento. Nos demais municípios haverá mobilização dos grevistas nas unidades da Autarquia. Em todas as situações os trabalhadores vão explicar aos usuários os motivos pelos quais os serviços estão suspensos.