1º dia da greve dos trabalhadores do DETRAN-RN é marcado por ato na Governadoria e audiência; movimento continua nesta sexta (03)


Foto: Lenilton Lima

O 1º dia da greve dos trabalhadores do DETRAN-RN, iniciada nesta quinta-feira (02), foi marcado por um ato público em frente à Governadoria e uma audiência com membros do Executivo. O movimento continuará nesta sexta, 03 de setembro.

Organizada pelo SINAI-RN, a primeira atividade começou às 8h, reunindo delegações de profissionais da Autarquia de todo o Estado e de Natal. Na ocasião, a categoria explicou para os transeuntes que circulavam no Centro Administrativo os motivos pelos quais as atividades foram paralisadas por tempo indeterminado.

Lideranças da Intersindical, CPS Conlutas, Sindicato dos Bancários, Sinsp, MLB, PSTU, UP e o vereador Robério Paulino/PSOL estiveram presentes para prestar apoio.

Audiência

Após o ato público, um grupo composto por dirigentes do SINAI e profissionais do comando de greve foi recebido por representantes do Governo Fátima no período da tarde. Os membros do Executivo questionaram o movimento grevista sob a alegação de que o processo de discussão foi dificultado com a greve. Contudo, o SINAI-RN e o comando de greve afirmaram que a falta de formalizações de propostas por parte do governo e conflitos entre o GAC e SEAD sobre os rumos das negociações tornaram difíceis vislumbrar algo de positivo e concreto para a classe poder avaliar e se posicionar. Assim, entrar em greve foi a única saída encontrada pela categoria.

Foto: Lenilton Lima

Desta forma, os representantes do Governo acenaram com a possibilidade de apresentar uma proposta aos profissionais. Porém, essa proposição ainda não foi oficializada. Foi colocado que o Executivo pretende repor as perdas salariais e manter os valores da GRGs a fim de evitar a perda do poder econômico dos trabalhadores.

Com relação ao concurso público, o Governo explicou que o certame precisa passar por várias etapas. Agora o processo se encontra no Comitê Gestor, que vai, junto com a Governadora, oficializar a autorização para a realização do concurso. Uma semana foi o prazo estipulado para que isso aconteça.

Sobre os processos pendentes, foi dito que vários foram pagos, mas não se apresentou um relatório esmiuçando essa questão. Por fim, se cobrou do Governo a apresentação formal de uma proposta.

Veja mais fotos do 1º dia de greve AQUI.

Avaliação do resultado

O resultado da audiência com o Governo será avaliado coletivamente pela base do DETRAN nesta sexta-feira (03). O diálogo acontece a partir das 8h, na sede estadual do Departamento, em Natal (pelo lado da rua Perimetral Leste, da linha do trem). A greve está mantida em todo o Rio Grande do Norte.

Foto: Lenilton Lima