Confira as deliberações da audiência entre SINAI e Governo


A direção do SINAI-RN se reuniu com o Governo na manhã desta quinta-feira (29), para discutir a pauta de reivindicações das categorias em greve, FUNDAC e IPERN. A audiência aconteceu na Secretaria de Administração e contou com a participação do secretário da pasta, além dos diretores do SINAI e servidores dos dois órgãos. 
 
Da pauta de reivindicações da FUNDAC o Governo disse que até a próxima quarta-feira (4), apresentaria uma proposta, entretanto solicitou a imediata suspensão do movimento grevista. O SINAI já avisou que a suspensão ou o fim da greve só se dará com a concordância da categoria, após uma avaliação entre o Sindicato e os trabalhadores.
 
Nova assembleia já está marcada para esta sexta-feira, (30), a partir das 09h00, na rampa da Fundação.
A continuidade da reunião com o Governo ficou marcada para a próxima quarta-feira (4), às 16h00, na Secretaria de Administração.
A presidente da FUNDAC ratificou a necessidade de se criar uma comissão para os procedimentos e serviços relativos à Fundação.
IPERN
 
A negociação entre o SINAI e o Governo quanto à pauta de reivindicações dos servidores do IPERN não avançaram.
 
Neste caso, o Governo também solicitou a imediata suspensão da greve, mas o pedido foi prontamente negado pela categoria.
 
O ponto principal da ausência de consenso é relativo ao Plano da Previdência Social do RN (Lei n° 308/2005) que, segundo os servidores do Instituto, está defasado. O Plano foi aprovado em 2005, tramitou durante três anos, sendo aprovado somente em 2008, vigorando a partir do ano seguinte.
 
A categoria pede a reestruturação de partes do Plano e a revisão das tabelas. Além disso, os trabalhadores exigem o cumprimento do repasse de 1% do acúmulo anual dos fundos de previdência e financeiro para as despesas de administração e ordem pessoal, benefício que vem sendo garantido pelo tesouro estadual, por parte do IPERN.
 
Uma nova reunião com o Governo foi marcada para a próxima terça-feira (3). Antes disso, o SINAI realizará uma assembleia com os trabalhadores nesta sexta-feira (30), a partir das 11h00, no auditório do Instituto para discutir os novos rumos da greve.