Com pressão do SINAI-RN e dos trabalhadores, Governo antecipa reunião sobre tabela do IPERN


Como resultado da articulação do SINAI-RN e da pressão dos servidores do IPERN, o Governo do Estado antecipou para 24 de julho, às 17h, na Escola de Governo, a reunião que discutirá a reformulação da tabela salarial. O encontro, inicialmente previsto para o dia 31, contará com a presença da Secretaria de Administração, da Direção do Sindicato e de representantes da Comissão do Comando de Greve.

A mudança no calendário foi confirmada nesta quarta (23), menos de 24 horas após a solicitação feita pelo Sindicato na tarde do dia 22. A conquista é resultado direto da mobilização da categoria, que decidiu acompanhar a agenda pública da governadora Fátima Bezerra (PT). No último sábado (19), os servidores marcaram presença em Currais Novos e, na quinta-feira, seguirão em nova ação no município de Caicó, onde a gestora estadual tem compromissos previstos.

A expectativa do Sindicato com relação à reunião é que o governo apresente, enfim, uma proposta de reformulação da tabela salarial – principal pauta da greve iniciada em 7 de julho. Embora tenham obtido algumas reposições ao longo das duas gestões de Fátima Bezerra, os servidores do IPERN acumulam perdas históricas, o que torna os reajustes anteriores insuficientes diante da defasagem existente. A categoria espera uma reformulação justa, que assegure ganhos compatíveis com os de outras carreiras do funcionalismo estadual.

Outro argumento que reforça a legitimidade da pauta é o impacto financeiro positivo gerado pelos próprios trabalhadores. Desde dezembro de 2024, os servidores do IPERN assumiram as atividades da compensação previdenciária, o que resultou em uma economia de R$ 6 milhões aos cofres públicos ao longo de sete meses. De acordo com a categoria, esse valor seria suficiente para cobrir 12 meses da folha salarial do Instituto, se considerada a tabela atualmente em vigor.