Buscando aumentar os 15% de reposição salarial apresentados pelo Governo, servidores da EMATER decidem paralisar atividades por 24h


Os servidores do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) vão paralisar suas atividades por 24 horas no dia 02 de dezembro. Deliberada em Assembleia conduzida pela direção do SINAI-RN nesta quarta-feira, 24 de novembro, a atividade tem como principal objetivo buscar aumentar os 15% de reposição salarial apresentados pelo Governo do RN em outubro.

Além disso, pretende pautar a luta pela realização de um concurso público com vistas a repor o quadro funcional do Instituto, atualmente defasado, bem como a prometida atualização do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR).

De acordo com o presidente da Associação dos Servidores da EMATER (ASSEMA), Edson Zumba, a categoria considera insuficiente os 15% oferecidos pelo Executivo estadual, sobretudo porque há 11 anos o Estado não reajusta os salários dos funcionários: “Os 15% não resolvem a situação dos servidores”, afirma.

Contudo, Zuma explica que os profissionais não estão rejeitando o percentual apresentado no mês passado. Mas esperam sua melhoria a partir da luta liderada pelo Sindicato.

Sobre o projeto de reestruturação do Plano, o Presidente da ASSEMA afirma ser necessário seu envio imediato à Assembleia Legislativa, garantindo a integralidade do texto.

Paralisação em 02/12

O dia de paralisação dos servidores da EMATER será marcado com um ato em frente à Governadoria, no Centro Administrativo de Natal. A ideia e entregar um abaixo-assinado nas mãos da governadora Fátima Bezerra (PT). O documento vai pautar a importância do Instituto para o Estado e a necessidade de o Governo valorizar a categoria.