Ato/Assembleia da greve dos trabalhadores do DETRAN em frente à Governadoria rende audiência com GAC, SEAD e direção do Departamento


Um Ato/Assembleia da greve dos trabalhadores do DETRAN-RN promovido pelo SINAI-RN rendeu uma audiência com o Gabinete Civil (GAC), a Secretaria da Administração do Estado (SEAD) e a direção geral do Departamento. A atividade em frente à Governadoria começou às 8h dessa quarta-feira (15), contando com a presença de profissionais da Autarquia de todas as partes do Estado.

Foto: Lenilton Lima
Foto: Lenilton Lima

Mas somente após sete horas de mobilização uma comissão formada por trabalhadores do órgão e dirigentes do Sindicato foi recebida pelo GAC, SEAD e DETRAN. De acordo com Alexandre Guedes, que é diretor de comunicação e membro da base, Raimundo Alves (Chefe do GAC), Ediran Teixeira (SEAD) e Jonielson Oliveira (DETRAN-RN) afirmaram que ainda precisam ser sanadas pendências de ordem social existentes no anteprojeto de atualização do PCCR. A partir daí será possível avaliar o impacto financeiro que a modernização trará para os cofres estaduais.

Quanto ao concurso público, ficou acertado que a Secretaria da Administração do Estado (SEAD) vai mandar para o SINAI um cronograma do certame. O documento deverá trazer as fases e datas da publicação do edital, realização da prova, entre outros detalhes. Sem grandes novidades, a audiência será avaliada coletivamente em Assembleia. A data, local e horário ainda não foram definidos. Enquanto isso, nesta quinta (16 de setembro) acontecerá uma audiência entre o Sindicato e a direção do DETRAN.

Foto: Lenilton Lima

Greve completa duas semanas

A greve dos trabalhadores do DETRAN-RN está completando duas semanas nesta quinta-feira (16). Iniciada em 02 de setembro, cobra do Estado a atualização do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da categoria, reivindicada há quase um ano, e a realização de concurso público, conforme acordado na greve de 2019. Uma outra demanda reclamada é o pagamento de processos pendentes.

Segundo a direção do SINAI-RN, nestas duas semanas vários piquetes foram promovidos pelos trabalhadores em todo o Rio Grande do Norte, com destaque especial para Natal, Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros. Em todas as mobilizações a categoria procura denunciar a situação da Autarquia, explicar os motivos pelos quais decidiu cruzar os braços, bem como chamar a atenção das autoridades.