Após dois anos de espera, Governo apresenta ao Fórum datas para pagar o 13º de 2018 a parte dos servidores; dezembro/18 segue incerto


Nesta quarta-feira (13) o Governo do Estado apresentou as datas em que pretende pagar o décimo terceiro salário de 2018 a parte dos servidores do RN. O anúncio aconteceu em audiência virtual com o Fórum Estadual dos Servidores após dois anos de espera e reiteradas cobranças. O SINAI-RN esteve presente.

De acordo com o Executivo estadual, os pagamentos serão efetuados nas seguintes datas:

  • 15 de janeiro: Profissionais da segurança pública que ganhavam até 3.500 reais líquidos à época do atraso;
  • 30 de janeiro: Demais servidores que ganham até 3.500 reais líquidos à época do atraso.

A direção do SINAI-RN avalia que a informação dada pelo Governo é positiva em parte. Isso porque não foi anunciado quando os trabalhadores que recebem acima de R$ 3.500 irão receber o 13º de 2018, tampouco em qual data será quitada para todos a folha de dezembro do mesmo ano. Uma nova audiência para tratar da questão deverá acontecer ainda em janeiro, segundo o Governo. No entanto, o Executivo antecipa que fevereiro não será o mês que o pagamento do 13º de 2018 irá continuar.

Segundo a coordenadora do SINAI-RN, Zilta Nunes, a entidade esperava que o Governo anunciasse com clareza quando finalmente quitará as duas folhas ainda em aberto deixadas pela gestão passada. Porém, a luta vai continuar.