Alegando dificuldades financeiras, Governo Fátima afirma não ter condições de reajustar os salários de todo o funcionalismo; Fórum sai de audiência sem proposta


O Governo Fátima Bezerra não tem condições de reajustar os salários de todo o funcionalismo público do Rio Grande do Norte. É o que afirmou a equipe econômica do Executivo Estadual em audiência presencial com o Fórum Estadual dos Servidores nesta terça-feira (17). A direção do SINAI-RN esteve presente ao encontro, que contou com Raimundo Alves (chefe do Gabinete Civil), Aldemir (Sec. de Planejamento) e Ediran (Membro da SEARH).

Na ocasião, os secretários disseram que o compromisso da atual gestão é fazer as devidas correções salariais das categorias com base na restruturação dos planos de cargos, carreiras e remuneração (PCCRs), ponto fixo da pauta do SINAI.

Contudo, o SINAI-RN afirmou que os salários têm que ser reajustados, sobretudo porque estão defasados há 11 anos. Além disso, o Sindicato lembrou que algumas categorias receberam a correção: “Não tem sentido dar reajuste para categorias que têm salários altos. Isso traz um desconforto, estimula a desigualdade entre os desiguais .Até porque as categorias que compõem o SINAI-RN têm os salários mais baixos do Estado”, afirmou Zilta Nunes, coordenadora geral da entidade.

Concurso público

Foi cobrada a realização de concursos públicos nos diversos órgão do Estado, para repor o quadro de servidores, que tem diminuído nos últimos anos, e reestruturar o IPERN, responsável por gerir a previdência do RN. Porém, nenhuma proposta foi apresentada, embora o Fórum tenha afirmado a necessidade urgente de promover certames.

Décimos terceiros de 2018 e 2021

Embora reconheçam o crescimento da arrecadação e a consequente melhoria das receitas, os secretários afirmaram que a situação ainda é desfavorável. Assim, afirmaram que o Governo está se planejando, dentro das projeções financeiras para o atual período, concluir o pagamento do décimo terceiro de 2018 e do 13º deste ano até novembro.

Metodologia do pagamento das folhas correntes

Sobre o metodologia de quitar as folhas correntes, fatiando as faixas salariais, alvo de críticas por parte do Fórum, foi afirmado que ainda não é possível modificá-la diante da busca do pagamento do salário em atraso.

Audiência em setembro

Uma nova rodada de negociações entre o Governo e o Fórum Estadual dos Servidores deve acontecer no mês de setembro. Até lá, os sindicatos esperam que as demandas apresentadas tenham avanço.