O Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN (SINAI-RN) juntamente com servidores da DATANORTE irão ao Centro Administrativo às 11 horas de hoje. O objetivo da visita é conversar com o secretário estadual de Planejamento, Nélson Tavares a respeito da decisão liminar conquistada pelos servidores da DATANORTE e descumprida pelo Governo.
Após dois anos buscando uma solução negociada com o Governo através do Dissídio Coletivo 2007/2008, o SINAI-RN recorreu à Justiça, que deu ganho de causa aos trabalhadores da DATANORTE. Entretanto o governador Iberê Ferreira resolveu descumprir a decisão liminar. Para o presidente do Sindicato Santino Arruda, “a recusa é mais do que a prova da falta de compromisso com o serviço público e seus servidores: é uma afronta ao Poder Judiciário”.
Segundo ele “os servidores do Estado passam hoje por um profundo arrocho salarial. Algumas categorias, vinculadas ao regime estatutário, estão próximas de completar 16 anos sem qualquer reajuste. Para os trabalhadores do regime celetista existe uma saída além da greve: a Justiça do Trabalho, mas até isso o Governo resolveu descumprir”.
O sindicalista critica a prática do Governo recém-inaugurado e diz que é uma releitura da cartilha dos seus antecessores. “Nesse famigerado manual de desmantelo do serviço público o desrespeito aos direitos do funcionalismo parece ser a regra principal” conclui.
A categoria reclama que o Governo não reajusta os salários, nem negocia as necessidades do funcionalismo, além da ausência de uma política salarial para os trabalhadores. Santino Arruda completa, “o Estado só atende qualquer reivindicação forçado pela Justiça ou pela greve e agora, até mesmo a Justiça está sendo desrespeitada”. O SINAI-RN informou que vai tomar as medidas cabíveis e convoca os servidores públicos e toda a sociedade para lutar pelo fim desse tipo de violência contra os trabalhadores e usuários do serviço público.