Sindicato buscará repostas sobre o motivo da exoneração da servidora


Nessa quarta-feira (10), a direção do SINAI foi surpreendida ao tomar conhecimento através da publicação no Diário Oficial do Estado da exoneração da servidora Linaura Maria Freire Santos. Linaura é assistente social, servidora de carreira do quadro do IPERN, e foi exonerada do cargo em comissão que ocupava na função de Chefe de Gabinete do Instituto.
 
Linaura Santos é tida como uma profissional competente, séria e muito bem relacionada com os servidores do Instituto. Em outra ocasião já desempenhou a função de chefe da Agência na cidade de Mossoró e sua atuação foi muito elogiada. Seu afastamento do cargo foi, portanto, uma surpresa para este Sindicato.
 
Nomeação
Para ocupar o cargo deixado, foi nomeada a advogada Luciene Gomes Farias Garcia. Não menos competente, a nova Chefe de Gabinete também tem um bom relacionamento com os servidores do Instituto, apesar de não compor o quadro funcional do órgão.
 
Luciene Garcia chefiou a Procuradoria Jurídica do Ipern de 2002 até este ano, quando foi exonerada por ser parente da Prefeita do Natal, Micarla de Sousa. Na ocasião, a prefeita apoiava a candidatura do partido de oposição ao atual governo do Estado.
 
Dúvidas

É certo que os cargos comissionados são de livre nomeação e exoneração, mas a situação causou, no mínimo, estranheza aos que souberam da mudança. Diante do quadro, questionamentos não faltaram aos dirigentes do SINAI e estes são reproduzidos aqui:

1- Quanto a Luciene Garcia, não há dúvidas que seja também uma excelente profissional, mas por que ela foi exonerada recentemente e agora recebe uma nova nomeação dentro do mesmo governo? No mandato da próxima gestão a advogada teria chances imensamente maiores de assumir um novo cargo.

2- Com tamanha qualificação e competência, que marcam a biografia de Linaura Santos, por que exonerá-la há pouco mais de um mês para o final do governo?

3- De quem teria sido a idéia e qual interesse há por trás dessa decisão?

O SINAI, através do seu Diretor do Departamento de Imprensa e Comunicação procurou a presidência do Instituto em busca de esclarecimentos para essas questões. Entretanto, a presidenta do Instituto está em viagem. Após sua chegada a direção do Sindicato espera poder obter explicações plausíveis que justifiquem a atitude que culminou na exoneração de Linaura Santos.