Trabalhadores da FUNDASE decidem manter paralisação e pressionam governo por respostas


Em assembleia coordenada pelo SINAI-RN e realizada nesta sexta-feira (15/08), trabalhadores e trabalhadoras da Fundação de Atendimento Socioeducativo do RN (FUNDASE) decidiram manter o movimento paredista, inicialmente previsto para três dias. A decisão veio no encerramento do terceiro dia consecutivo de mobilização, que contou com piquetes em Natal, Mossoró e Caicó, reunindo também servidores das duas cidades no ato da capital.

Como resultado da pressão exercida pelo piquete realizado nesta sexta-feira (15) em frente à Governadoria, a categoria garantiu uma reunião no Gabinete Civil com Luciano Ribeiro, secretário de Relações Institucionais. A partir desse encontro, foi conquistado o agendamento de uma nova audiência com Pedro Lopes, secretário de Administração, marcada para segunda-feira, 18 de agosto, às 15h.

O SINAI-RN espera que essa reunião traga respostas concretas às reivindicações, com prioridade para melhorias nas condições de trabalho, concessão do auxílio-fardamento, ampliação do auxílio-alimentação e criação de uma escala de trabalho rotativa e flexível, que possibilite a circulação de servidores entre as unidades.

O Sindicato, em consonância com a categoria, destaca que as condições estruturais, a sobrecarga de serviço e a falta de recursos adequados comprometem a saúde dos trabalhadores e a qualidade do atendimento socioeducativo. Relatos apontam falta de materiais básicos, problemas na estrutura física das unidades, adoecimento e despesas arcadas pelos próprios servidores para manter o funcionamento do serviço.

ASSEMBLEIA NO DIA 19 SERÁ DECISIVA

O SINAI-RN convoca toda a categoria para a assembleia que será realizada na manhã de terça-feira (19/08). Na ocasião, serão avaliados o resultado da reunião com o governo e os rumos da mobilização. A entidade reforça que a participação de todos e todas é essencial para fortalecer a luta e conquistar avanços na pauta.