Veículo que transportava os servidores hoje, 23/05, inundou


Não é de hoje que o Sinai denuncia a situação caótica de funcionamento da Fundac e de suas Casas (CEDUCs e CIADs). Entretanto, em relação ao transporte dos adolescentes e dos servidores que operam nas Casas e nos Centros, é lastimável. Exemplo disso aconteceu na manhã de hoje (23), onde a Direção deste Sindicato foi informada que os funcionários ficaram impedidos de chegar até o CEDUC Pitimbu, ficando no meio do caminho, porque simplesmente o veículo que fazia o transporte inundou por dentro. Dado o péssimo estado de conservação do veículo, aliado a chuva forte, a viagem precisou ser interrompida. Até que se providenciasse um outro veículo, em condições iguais ou pior, as pessoas tiveram que se abrigar em uma escola na metade do caminho.
 
Há cerca de três meses, para evitar que os servidores do próprio CEDUC Pitimbu fossem conduzidos ao local de trabalho numa sprint com a porta amarrada com uma corda, foi preciso que a direção deste Sindicato, juntamente com os próprios servidores, intervissem com o setor responsável para substituir o veículo em estado deplorável de conservação. No momento seguinte, após ser substituído por um micro-ônibus, ao nos aproximar, vimos que também não oferecia segurança alguma aos trabalhadores. Os pneus dianteiros estavam literalmente no arame. Também foi impedido de transitar. O fato é que neste episódio, os trabalhadores acabaram indo para o trabalho em veículos novos, disponíveis na sede da Fundação, à disposição da Direção e dos cargos comissionados.

Em reunião posterior com a Direção, ao ser cobrado, o Presidente da Fundação, Getúlio Batista, informou que o aluguel de novos carros estava em processo de licitação. Isso já faz mais de 60 dias. Nesse período, os servidores continuaram sendo transportados pela tal sprint após alguns serviços realizados.

É lamentável a situação vivida pelos trabalhadores das casas da Fundac, não só por terem que trabalhar, como hoje, molhados, sujeitos a adoecerem no próprio trabalho, mas também por terem de conviver com Direções que, sequer dão satisfação aos que operam as Casas. Este Sindicato fará a denúncia a quem de direito, pois o direito do trabalhador é inalienável, e sua negativa receberá, sempre, a contundente resposta desta Entidade.