Análises de conjuntura política e econômica marcam 1º Congresso Nacional da INTERSINDICAL


As análises da atual conjuntura política e econômica do Brasil marcaram o 1ª Congresso Nacional da Intersindical, que aconteceu entre os dias 18 e 20 de março, em São Paulo.
 
O SINAI-RN foi representado por uma comitiva composta por 10 delegados da base do Sindicato. O evento contou com a participação de cerca de 500 delegados oriundos de diversos sindicatos e movimentos sociais do país. 
 
Na ocasião, os trabalhadores debateram sobre temas como a violência contra as mulheres, negros e índios e rechaçaram a proposta de reforma da previdência e o projeto que visa ampliar a terceirização. A filiação da Intersindical à Federação Sindical Mundial (FSM) foi a principal deliberação do congresso.
 
 
De acordo com a coordenadora geral do SINAI-RN, Zilta Nunes, o Sindicato enfatizou que a Intersindical deve encampar uma campanha contra a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF): “A LRF penaliza os trabalhadores, pois os governos se utilizam do argumento de que ela (a LRF) limita a concessão de direitos”. 
 
A sindicalista conta que durante o congresso o secretário geral da Intersindical, índio Carneiro, destacou a luta do SINAI-RN: “Ele elogiou a participação do SINAI no Congresso, a nossa história de luta sindical e lembrou que o nosso Sindicato foi uma das primeiras entidades que se filiaram a Intersindical”. 
 
Por fim os trabalhadores aprovaram a resolução “Vai ter luta! Nenhuma retirada de direitos ou retrocessos”. Confira o texto da resolução clicando AQUI