Terminou sem definição a audiência entre o Fórum Estadual dos Servidores e Governo do RN para tratar do calendário de pagamento de 2021 do funcionalismo e as folhas em atrasos relativas a 2018. O encontro foi realizado virtualmente na manhã desta terça-feira (04).
O Fórum defende que os salários deste ano, compreendendo entre os meses de maio a dezembro, devem ser pagos da seguinte forma:
– Meio do mês corrente: Pagar o mesmo valor salarial a todos os servidores (podendo repetir os 4 mil reais, como tem acontecido, ou mais);
– Final do mês corrente: Pagar o restante do salário a todos os servidores.
Quanto aos atrasados, as entidades cobram do Governo o imediato pagamento da dívida. Até agora, só receberam o décimo terceiro de 2018 os que ganham até R$ 3.500. A folha de dezembro/18 segue em aberto.
De acordo com o coordenador secretário do SINAI-RN, Santino Arruda, o Fórum defendeu na audiência de hoje (04) que os atrasados sejam pagos, uma vez que estão em atraso há mais de 28 meses. Porém, embora tenha ouvido a reivindicação, o Executivo disse não dispor de dinheiro em caixa no momento: “O Governo alegou não ter dinheiro para pagar toda a dívida de uma só vez, embora as receitas tenham aumentado, mas não o suficiente, pois os gastos são sempre maiores, sobretudo na saúde agora durante a pandemia, nos disseram os secretários”, explica o sindicalista.
Um novo encontro entre as partes foi agendado para sexta (07 de maio). Na quinta (06) as entidades que compõem o Fórum irão se reunir para acertar os detalhes das proposições que serão colocadas em pauta na audiência: “Vamos bater o martelo sobre estas propostas”, afirma Santino Arruda.