A sessão extraordinária desta segunda-feira (01/08) que votaria o projeto visa permitir que o governo saque os últimos recursos do Funfir foi suspensa devido à falta de quórum.
Era necessária a presença de ao menos 13 deputados para que a matéria fosse analisada. Porém, apenas 7 parlamentares estavam presentes no plenário da Assembleia Legislativa. Contudo, ficou acordado que o projeto será votado no dia 9 de agosto.
Servidores de diversas áreas do funcionalismo estadual, inclusive os que atuam nos órgãos, fundações e autarquias que compõem a base do SINAI-RN, acompanharam a sessão, lotando as galerias da Assembleia Legislativa.
O coordenador de finanças do SINAI-RN, José Nilson, reafirmou que esse novo saque no Funfir colocará em risco as aposentadorias dos servidores que hoje estão na ativa: “O governo mais uma vez, indevidamente, vai sacar o dinheiro do servidor que contribui para garantir a sua futura aposentadoria. Esse novo saque colocará em risco as aposentadorias daqueles que vão se aposentar daqui 15, 20 anos”.
Além de permitir que um novo saque seja feito, o PL proposto pelo executivo também desobriga o próprio governo de devolver os recursos a previdência estadual.